Buscar
  • Besouro da Silva

Projeto leva aulas de empreendedorismo de graça para jovens da zona rural do DF

Alunos podem ter entre 16 e 29 anos. Capacitação inclui desde dicas para abrir negócio até acompanhamento posterior.



Jovens que moram na área rural do DF poderão se inscrever, de graça, em curso para capacitar empreendedores no campo — Foto: Roberto Carneiro/ Instituto Besouro


O programa Filhos deste Solo oferece aulas de empreendedorismo a 200 moradores das áreas rurais do Distrito Federal. A capacitação é gratuita e acontece até outubro.


As vagas são divididas em 10 turmas e além de orientações para abrir um negócio, o projeto se propõe a acompanhar os jovens empreendedores ao final da capacitação. Para participar, é preciso ter entre 16 e 29 anos.


As regiões atendidas são os núcleos rurais de Tabatinga, Taquara, PAD/DF, Jardim II, Pipiripau, Rio Preto, Brazlândia e Instituto Federal de Brasília (campus de Planaltina). De acordo com os coordenadores do projeto, o objetivo é "estimular o potencial de jovens adultos em zonas nas quais o acesso à instrução de ponta é menor".


Os interessados podem se inscrever até um dia antes do início das aulas de cada turma, mas as vagas estão sujeitas à disponibilidade. O calendário está disponível no site.



Jovens entre 18 e 29 anos que morem no campo são o público do projeto Filhos deste Solo — Foto: Emater- DF/ Divulgação


Metodologia e prática

De acordo com os organizadores do projeto, os professores vão usar a metodologia By Necesity, idealizada por Vinícius Mendes Lima, fundador do Instituto Besouro.


A entidade foi contratada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) para ministrar os cursos.


A metodologia se baseia em um plano para pequenos negócios, com 10 etapas. "O projeto resgata a dignidade do jovem rural que passa a pensar não somente como alguém que vai plantar alguma coisa, ou criar algum tipo de animal, mas sim como empresário", diz Lima.

"A partir da plantação ou da criação, ele pode criar algum outro subproduto, criar uma indústria, criar uma forma de conduzir o negócio diferente."



Jovens de zonas rurais assistem as aulas de empreendedorismo do Programa Filhos deste Solo — Foto: Emater- DF/ Divulgação


Ao todo, serão 40 horas de atividades. Os alunos irão aprender desde como criar um CNPJ até como investir e trabalhar com fluxo de caixa.


O programa também conta com uma equipe que irá acompanhar os alunos pelos três meses seguintes para esclarecimentos e orientações sobre as empresas criadas ao longo do curso.


https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2019/09/10/projeto-leva-aulas-de-empreendedorismo-de-graca-para-jovens-da-zona-rural-do-df.ghtml

17 visualizações0 comentário
Wpp2.png