Buscar
  • Besouro da Silva

Programa da Besouro transforma a vida de mais de 150 migrantes e refugiados que residem no Brasil


O programa Migrante Empreendedor, que nasceu da parceria entre a Agência Besouro de Fomento Social e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), entidade vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), já alcançou mais de 150 alunos, migrantes e refugiados de países vizinhos ao Brasil que residem no Rio Grande do Sul. A capacitação, que ocorreu em 2021, contribuiu para a transformação das vidas dos seus participantes, com 46% deles já empreendendo e gerando renda para a sua subsistência.


O curso foi ministrado on-line e de forma gratuita com o objetivo de contribuir para a integração econômica sustentável por meio de promoção a empregos formais e trabalho autônomo de venezuelanos e migrantes de países vizinhos ao Brasil que residem no estado. Nesse contexto, mulheres grávidas, famílias monoparentais, mulheres solteiras e pessoas desempregadas tiveram prioridade.

As aulas ocorreram entre 22 e 26 de fevereiro, à distância, com duração de três horas por dia. Os alunos certificados receberam do Instituto Besouro uma mentoria personalizada de 90 dias, contando com apoio de consultores qualificados da Agência Besouro para desenvolver e manter os seus próprios negócios.


O programa impactou diretamente na renda dos migrantes, proporcionando um aumento de 13% em sua renda média mensal e 22% a mais de empregos formais foram gerados. Além disso, a capacitação causou um impacto social significativo nas vidas desses alunos, contribuindo com sua autoestima, vontade de continuar estudando, proporcionando maior acesso à cultura, dentre diversos outros tópicos apresentados em pesquisa, realizada pelo Instituto Besouro.


Diversas histórias de sucesso foram originadas com o curso, como a do aluno Maikel Wilfredo que, junto com outros colegas, montou um foodpark em Esteio, RS, aquecendo a economia local e atraindo renda para a sua cidade. Tais relatos reforçam a importância de ações como essa para a efetiva transformação de realidades e combate à pobreza, através da educação empreendedora.


“Com a pandemia, milhões de pessoas perderam o emprego. O projeto tem a missão de tornar venezuelanos e migrantes de países vizinhos ao Brasil em empreendedores empoderados, capazes de manter seus negócios com pouco investimento. É um impacto positivo e durável”, destacou o presidente do Instituto Besouro e criador do By Necessity®, Vinicius Mendes Lima.

A iniciativa consolida a parceria que a Agência Besouro tem com o organismo internacional e pavimenta o caminho para futuros projetos de grande relevância social nas regiões mais carentes do Brasil e América Latina, contribuindo com as metas de desenvolvimento sustentável da ONU.

18 visualizações0 comentário
Wpp2.png