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  • Besouro da Silva

6 dicas essenciais para todo o empreendedor

Confira tudo sobre oferta e demanda que rolou em mais uma live BESOUREX


Durante a semana do consumidor, nossa consultora Mara Rayane bateu um papo muito legal com a especialista em desenvolvimento humano e em gestão empresarial, Júlia Macedo. Elas se reuniram para falar sobre oferta e demanda, um tópico importantíssimo para quem quer entender o mercado e alavancar as vendas do seu negócio.





ESTRATÉGIA

Para Júlia, não adianta acordar um belo dia e pensar: “Hum, quero vender hoje” ... “Tenho um bom produto e é só oferecer no mercado”. Nada disso! Tudo precisa ser feito com estratégia e nesse post você vai pegar dicas sensacionais que vão ajudar a saber quem é o seu cliente e como vender melhor para ele.


PERSONA

A primeira dica de Júlia é saber bem quem é o seu público-alvo. Uma ferramenta muito útil para você fazer isso é o Persona. Mas o que é isso?

Persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio. É baseado em dados e características de clientes reais, como comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos.

Ao utilizar essa ferramenta, você vai conhecer muito melhor o perfil do seu cliente e vai encontrá-lo com mais facilidade. “A demanda está aí, mas dentro das possibilidades, você sabe quem é o seu cliente?”, questiona Júlia. Por isso é indispensável uma boa pesquisa de mercado, antes de lançar qualquer produto ou serviço.

É importante, também, realizar esse tipo de pesquisa periodicamente, pois tudo pode mudar no mercado e, talvez, você também deva mudar algo no seu produto/serviço para ajustá-lo a essas novas demandas.


QUESTIONÁRIOS DO GOOGLE FORMS

O Google Forms é um serviço gratuito para criar formulários online. Nele, o usuário pode produzir pesquisas de múltipla escolha, fazer questões discursivas, solicitar avaliações em escala numérica, entre outras opções.


INSTAGRAM

O insta é uma rede gratuita incrível que é muito útil para chegar em novos consumidores. “Você pode conhecer muito mais sobre seus clientes, porque você está lidando diretamente com ele”, comenta a especialista. É importante usar bem os stories, as enquetes e a própria ferramenta de pesquisa para conferir o que os clientes estão procurando e do que eles gostam. É crucial fazer um verdadeiro papel de detetive e dar aquela bisbilhotadinha básica.


O MAPA DA EMPATIA

O empreendedor precisa estar sempre trabalhando em sua inteligência emocional para cultivar um bom relacionamento com os clientes.

De acordo com Júlia, o papel do empreendedor é atender a sua demanda com objetivo de sanar a dor do seu cliente. Ou seja, o consumidor tem um problema e está buscando solucioná-lo. Para se dar bem, o empreendedor deve sentir a dor do outro, se colocando no lugar dele, respondendo algumas perguntas que vão ajudar a compreender melhor as necessidades dele. Está interessado em usar o Mapa da Empatia? Dá um google aí! Você vai encontrar muito material sobre essa ferramenta que pode ser usada sem medo.


O PREÇO

O preço precisa ser estratégico e muitos acabam errando na hora de precificar um produto ou serviço. O empreendedor precisa conhecer muito bem o seu custo e pesquisar o mercado para ver quanto estão cobrando pela mesma coisa. O importante é coletar informações para agir de forma assertiva.


Quer ver só um exemplo de erro muito comum?

Um belo dia, um empreendedor decidiu vender camisetas, como gastou dez reais para comprar, especula vender por 20 para tirar os seus 100% de lucro. "Está feita a precificação", pensa ele! Opa, calma lá! Esse é um dos maiores enganos, de acordo com Júlia. Você precisa observar muito bem os seus custos, analisar o que a concorrência está fazendo, além de pensar nos seus lucros. “Em alguns momentos, pode valer a pena vender menos e ganhar mais, do que vender em maior quantidade e não tirar o seu retorno”, lembra Mara. Uma empresa precisa gerar lucro e não apenas se pagar, isso é importante até para que o empreendedor se mantenha motivado com o negócio.


A mensagem mais importante da live é conhecer bem o seu cliente, usando todas as ferramentas disponíveis para traçar o seu perfil e acabar de vez com a dor de cabeça dele. Gostou das dicas? Fique ligado nos próximos posts com resumos das lives do BESOUREX!

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