Buscar
  • Besouro da Silva

Maker Space chega em Primavera do Leste


A Prefeitura de Primavera do Leste lançou hoje (15), um projeto inovador de educação tecnológica em escola pública.


O Estação Futuro, projeto pioneiro na administração pública municipal, é a mais nova realização da Prefeitura de Primavera do Leste em 2021. Em um ambiente instalado dentro de um container, climatizado e iluminado, alunos da rede municipal de ensino participarão de uma experiência inédita. Isso significa que itens como drone, mesa digitalizadora, software, mockup, impressora 3D, Chroma Key e robôs passam a fazer parte da rotina de alunos de escolas públicas. Em outras palavras, uma verdadeira fábrica digital de sonhos.


Em formato de maker space, onde o aluno é protagonista da ação e não há limites para a criatividade, o grande diferencial está na união da arte e da tecnologia. As sete belas artes se unirão ao que há de mais moderno tratando-se de inovação. A música virará um setlist em plataforma digital, as artes cênicas em um gameplay, o cinema em um canal no YouTube ou em um curta-metragem, a literatura em um blog, a pintura em capas de CD e identidade visual para redes sociais, a arquitetura em um projeto para melhorar a escola e a escultura em um robô modelado e impresso em 3D. Nesta primeira etapa, será uma escola da rede pública municipal de ensino, já definida, localizada no bairro São José. Em aula, estarão presentes um professor especializado na área e um mentor para auxiliar no contexto pedagógico.


Além do desenvolvimento das habilidades particulares de cada aluno, serão proporcionados trabalho em grupo, inteligência emocional e superação de padrões limitantes. "A implantação da Estação Futuro em nossa cidade, caminha com o que pensamos para o desenvolvimento do nosso município e região, baseado em valores fundamentais para estruturação de uma sociedade com capacidade crítica, inovadora, criativa, empreendedora, que valoriza suas origens e, ao mesmo tempo, se prepara para andar na velocidade das transformações do mundo. Investir em educação e em ações socioeducativas e sócio-culturais, com bases nas aprendizagens atravessadas pela arte, tecnologia, inovação, formação cidadã, vislumbrando o protagonismo de nossos estudantes nas comunidades em que estão inseridos é poder promover, para eles, a entrega de um tempo presente qualificado e assim, certamente, eles terão todas as ferramentas necessárias para entregar para nós todos um melhor futuro.", destaca Leonardo Tadeu Bortolin, Prefeito Municipal de Primavera do Leste.


Metodologia Maker Space

Criada pela Besouro Agência de Fomento Social, a metodologia Besouro Maker Space, abordada no programa Estação Futuro, consiste em criar espaço para que o fazedor utilize a criatividade e a inovação para concretizar suas ideias. O conceito do “faça você mesmo” já tornou-se um movimento mundial, onde comunidades compartilham seus conhecimentos e instigam uns aos outros, nada melhor do que começar isso na escola. Através das 7 belas artes digitais, o aluno traça seu caminho pela Arquitetura, Cinema, Escultura, Games, Literatura, Música e Pintura num ambiente inovador e tecnológico.





28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Wpp2.png