
Besouro da Silva
Dona do seu "trampo", Ana abre esmalteria de sucesso em São Paulo

Ana Soares tem 47 anos, é mãe de três filhos de um primeiro relacionamento e de uma menina do segundo, e atual casamento. Ela sempre teve o desejo de empreender, mas não sabia exatamente como começar. "Sempre senti algo que pulsava dentro de mim, sempre me senti estranha, com um espírito livre de empreendedora", conta. Com a chegada da sua filha caçula, ela achou que seria interessante investir em um curso que a proporcionasse mais tempo e liberdade. "Fiz um curso de manicure, aí foi um caminho sem volta, o que era somente um hobby me escolheu", relata Ana.
Antes de começar com o próprio negócio, ela trabalhava em um salão de beleza, mas, infelizmente, no meio da pandemia da covid-19, a dona desse salão teve que fazer muitas demissões e Ana perdeu o seu trabalho. "Nesse dia eu decidi que não prestaria mais serviços e, sim, seria uma empreendedora", conta a manicure.
O trabalho de Ana é mais do que fazer as unhas, mas é levantar a autoestima das suas clientes. "Sempre me sinto na obrigação de fazer mais", enfatiza. Por isso, ela se especializou em algumas áreas dentro da beleza para aumentar o seu nicho e complementar a sua renda.
Capacitando-se em empreendedorismo através da capacitação Dona do Meu Trampo, Ana aprendeu a criar metas, a lidar com precificação, a trabalhar melhor as estratégias nas redes sociais e a colocar em ordem a vida burocrática, abrindo um cadastro de microempreendedor individual (MEI), por exemplo. "O curso me mostrou que com conhecimento e planejamento eu posso ser dona do meu trampo", conta a nova empresária do ramo da beleza.
Com o desejo de promover empregos e renda para outras pessoas, Ana está motivada a continuar trabalhando pelo seu crescimento e levar a Ana Soares Esmalteria para o mundo. Dessa forma, o seu negócio só tem a crescer.

Empreendedora: Ana Soares
Nome do negócio: Ana Soares Esmalteria
Idade: 47 anos
Localidade: São Paulo, SP
Tempo de atuação: 6 anos
Redes sociais: @anasoaresesmalteria
Expectativas: Promover empregos e renda para outras pessoas