Buscar
  • Besouro da Silva

Curso Migrante Empreendedor da Agência Besouro contempla 150 migrantes e refugiados

Nessa quinta-feira, 10 de março, O CEO da Besouro, Vinicius Mendes Lima, participou de uma reunião com representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM), entidade vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), para apresentar os resultados do curso Migrante Empreendedor, realizado em fevereiro de 2021. A iniciativa é uma capacitação em empreendedorismo, baseada na metodologia By Necessity®, que contemplou 150 migrantes e refugiados, venezuelanos e de países vizinhos ao Brasil, que residem no Rio Grande do Sul.


Presentes no encontro, além do CEO da Besouro, a Gerente Sênior de Programa da OIM, Michele Barron; o Coordenador de Projetos na ONU, Iurqui Pinheiro da Rocha; e, também, Beruska Chinchilla, integrante da equipe do escritório da OIM em Porto Alegre.


O curso Migrante Empreendedor foi ministrado on-line e de forma gratuita com o objetivo de contribuir para a integração econômica sustentável por meio de promoção a empregos formais e trabalho autônomo de venezuelanos e migrantes de países vizinhos ao Brasil que residem no estado. Nesse contexto, mulheres grávidas, famílias monoparentais, mulheres solteiras e pessoas desempregadas tiveram prioridade.


As aulas ocorreram entre 22 e 26 de fevereiro, à distância, com duração de três horas por dia. Os alunos certificados receberão do Instituto Besouro uma mentoria personalizada de 90 dias e poderão desenvolver os seus próprios negócios, gerando renda que irá promover a subsistência de suas famílias.


Dos 150 alunos que concluíram todas as aulas, 46% já estão empreendendo, o que gerou um aumento de 13% em sua renda média mensal e 22% a mais de empregos formais foram gerados. Além disso, o programa causou um impacto social significativo nas vidas desses alunos, contribuindo com sua autoestima, vontade de continuar estudando, proporcionando maior acesso à cultura, dentre diversos outros tópicos apresentados em pesquisa, realizada pelo Instituto Besouro. Também foram apresentados cases de sucesso, pequenas histórias contadas pelos próprios alunos sobre a sua jornada e descoberta do empreendedorismo, além do relato pessoal de como a capacitação transformou as suas vidas.


Na reunião dessa quinta, além de serem exibidos esses resultados, foram discutidas questões importantes relativas aos dilemas próprios enfrentados pelos migrantes e refugiados, como a sua inserção no mercado, dificuldades com o idioma, diversidade e a busca por uma fonte de renda e sustento em um outro país.



“Com a pandemia, milhões de pessoas perderam o emprego. O projeto tem a missão de tornar venezuelanos e migrantes de países vizinhos ao Brasil em empreendedores empoderados, capazes de manter seus negócios com pouco investimento. É um impacto positivo e durável”, destacou o presidente do Instituto Besouro e criador do By Necessity®, Vinicius Mendes Lima.

A reunião consolida a parceria que a Agência Besouro tem com o organismo internacional e pavimenta o caminho para futuros projetos de grande relevância social nas regiões mais carentes do Brasil e América Latina, contribuindo com as metas de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU.

12 visualizações0 comentário
Wpp2.png