Buscar
  • Besouro da Silva

Confira a Primeira Live do Projeto Mais Diversidade com a Historiadora e Jornalista Astrid Beatriz


Na última quinta, 05, aconteceu a primeira live no Instagram do projeto Mais Diversidade; uma parceria do Instituto Besouro com a Secretaria de Proteção Global - Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. A transmissão contou com a participação da historiadora, jornalista, professora e influencer Astrid Beatriz com o objetivo de debater a inclusão das pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho, em uma realidade na qual 38% das empresas ainda se recusam a contratar esse público.

Formada pela Universidade Federal do Mato Grosso, Astrid foi a primeira mulher transexual a cursar história na UFMT em 1987, com 17 anos. Hoje, com 52, luta para que os direitos do que ela chama de "seu povo" sejam respeitados no ambiente de trabalho. "Em uma época em que nem se sonhava em falar de nome social, eu tive que enfrentar a resistência de alguns professores", relata.

É necessário salientar que o mercado de trabalho tem os seus códigos e regras e que os trabalhadores devem se adaptar, e não o oposto, de acordo com a historiadora. No entanto, existem coisas que são inegociáveis, como a identidade de gênero e o respeito no trabalho, por exemplo. "Se eu estou em uma empresa que não me respeita, eu vou para outra", enfatiza. A empresa deve ser obrigada a educar os seus colaboradores sobre o tratamento adequado de gênero, para evitar situações embaraçosas, por exemplo, como as frequentes discussões sobre o uso dos banheiros, ou o tratamento com pronome incorreto. "Uma pessoa transexual deve ser tratada no ambiente de trabalho pelo gênero que ela é designada", lembra Astrid.

Além disso, na transmissão, foi debatida a importância de ações afirmativas por parte das empresas, com cotas para o público LGBTQIA+, para reduzir a desigualdade e promover uma gradual aceitação dessas pessoas por parte da sociedade, atingindo um ponto no futuro em que cotas não sejam mais necessárias.

Estão programados, no calendário de lives do Instagram @besourodasilva, outros eventos, trazendo convidados que debaterão temas sensíveis relativos ao projeto Mais Diversidade, que tem como objetivo promover ações integradas para a formação e a capacitação da população de migrantes, refugiados e público LGBTQIA+, com enfoque em conceitos de empregabilidade, empreendedorismo, inovação, suporte à ambientação linguística e cultural, noções de direitos, diversidade e inclusão socioeconômica, de modo a ampliar as condições das relações de trabalho.

2 visualizações0 comentário
Wpp2.png