
Besouro da Silva
Com lindos bordados, Ana e a mãe Malu geram renda com a venda de sacolas retornáveis

Durante a pandemia da Covid-19, em 2020, Ana viu uma oportunidade de negócio na criação de máscaras e, então, começou a empreender, confeccionando os artigos para proteção facial em sua própria casa, em Duque de Caxias, RJ. Logo em seguida, ao fazer o curso, Ana decidiu seguir investindo em novos projetos de bordado, como panos de mesa, toalhas e ecobags (sacolas retornáveis), ajudando a sua mãe, Maria Lúcia, no negócio chamado Linhas e Bastidor por Malu Silva.
A empreendedora conta que a maior satisfação para ela é quando vê um produto seu pronto, bem-feito, pois isso a proporciona um grande bem-estar. Ela lembra de uma ocasião em que viu uma mulher andando na rua, usando uma ecobag produzida por ela. Ana ficou com vontade de chamar a pessoa para perguntar o seu nome e onde ela tinha adquirido aquela bolsa, mas como estava apenas de passagem não teve tempo para fazer uma abordagem. "Fiquei muito feliz, mesmo, quando eu vi a minha bolsa sendo usada por uma pessoa na rua", relata a bordadeira.
A jovem, de 27 anos, decidiu buscar mais capacitação, participando do programa de empreendedorismo Decola Jovem, a princípio por curiosidade, mas no decorrer das aulas ela percebeu que era um meio para ajudar a sua mãe em seu novo empreendimento e, com isso, quem sabe, futuramente, ela possa abrir o seu próprio negócio. Ela aprendeu tópicos muito importantes para administrar uma empresa, como fluxo de caixa, precificação, estratégias nas redes sociais, dentre muitos outros, que já está colocando em prática.
No momento, Ana se concentra em ajudar a sua mãe, Malu, para fazer o negócio da família continuar crescendo, mas tem grandes planos para o futuro. "Eu gostaria de criar uma parceira e expandir o projeto", diz Ana. Com toda a bagagem de conhecimentos que a empreendedora adquiriu e com a disposição em criar lindos produtos a partir dos seus bordados, certamente o negócio tem tudo para dar certo e continuar prosperando.

Empreendedora: Ana Carolina dos Santos Silva
Nome do negócio: Linhas e Bastidor por Malu Silva
Idade: 27 anos
Localidade: Duque de Caxias, RJ
Tempo de atuação: 2 anos
Redes sociais: @Llinhaebastidorpormalusilvaa
Expectativas: Expandir o negócio, formando parcerias