Buscar
  • Besouro da Silva

19 de Abril, Dia Internacional dos Povos Indígenas, Saiba Mais Sobre a Importância da Data


O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi criado em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de garantir condições mínimas de existência aos povos indígenas de todo o mundo, além de promover os seus direitos, autodeterminação, melhores condições de vida, acesso à cultura, bem como a garantia aos Direitos Humanos.

Foi somente após a atuação consistente de inúmeros representantes de povos indígenas junto aos seus governos, que a data foi oficialmente instituída através de um decreto da ONU. O objetivo era interromper os ataques constantes sofridos pelos povos indígenas em seus territórios, considerando também, que há mais de quinhentos anos, formas de sociabilidade, principalmente europeias, têm sido impostas aos indígenas, dilacerando a sua própria cultura.

A Agência Besouro de Fomento Social é solidária à essa causa e está trabalhando junto com o Governo Federal para a realização do programa Horizontes para Jovens Indígenas, que vai capacitar em empreendedorismo até 2 mil jovens com idade entre 18 e 29 anos, que residam em terras indígenas no estado. Um Termo de Cooperação foi assinado, no dia 13, com a Secretaria de Trabalho do Estado do Rio Grande do Sul, para a cooperação na realização.

O programa, além de estimular nos jovens indígenas o desejo de empreender, abrindo os próprios negócios e gerando renda para as suas comunidades, vai considerar questões importantes como a sustentabilidade e os desafios específicos enfrentados por esse público, proporcionando a sua inclusão no mercado de trabalho, com o foco em proporcionar a autonomia e emancipação das populações indígenas do estado por meio da educação.

A capacitação levará, aos jovens indígenas, temas como nano e microempreendedorismo, a prática do dia a dia de um pequeno negócio, lições sobre fluxo de caixa, precificação, vendas, identidade visual, entre outros tópicos que vão, além de agregar conhecimento, promover um aumento de renda e qualidade de vida para os povos indígenas, a partir do desenvolvimento das suas próprias cultura e economia.

A data de hoje deve ser celebrada com consciência social e respeito pleno à cultura, autonomia e direitos humanos dos povos originários e a Agência Besouro firma o compromisso, junto à sociedade, de lutar para a garantia desses direitos e agir em favor das populações indígenas do Brasil e do mundo.

7 visualizações0 comentário
Wpp2.png