Na Mídia

Jovens são capacitados pelo Inova Jovem em Palmas

Jovens são capacitados pelo Inova Jovem em Palmas

Há seis meses o jovem Edcarlos de Sousa Santos começou seu próprio negócio em Palmas, a Tapiocaria do Ed, como é conhecida na Região sul de Palmas e que tem atraído muitos clientes. O comerciante precisa administrar de forma o seu negócio, e foi pensando em qualificar esse serviço que ele se inscreveu no Programa Inova Jovem Palmas, criado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em parceria com a Superintendência de Igualdade Racial, dentro da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Em cinco dias o jovem receberá capacitação completa sobre empreendedorismo, como gerir seus custos, lucros, cuidar do faturamento e do planejamento financeiro de seu negócio. Para EdCarlos, cuidar da parte financeira requer um conhecimento a mais. “É preciso saber de que forma investir no negócio e como utilizar de forma correta meu capital de giro”, disse.

Como o Edcarlos, outros 49 jovens de 18 a 29 anos estão sendo capacitados dentro do Programa Inova Jovem Palmas, no Resolve Palmas, de Taquaralto. É o caso da vendedora de roupas jeans, lingeries e acessórios, Lizandra Alves Pimentel, que divulga seus produtos de porta em porta. Para ela a falta de conhecimento é o maior entrave nos negócios e dificulta a permanência no mercado. “Eu não sabia ainda controlar meus gastos, mas essa aula de planejamento financeiro é essencial, era o que eu precisava”, concluiu.

De acordo com o tutor do curso, Matheus Rosário, a didática e metodologia do curso Inova Jovem, foi criada por Vinicius Mendes Lima, baseada na necessidade dos jovens e das pessoas que já empreendem, com experiências em comunidades carentes, a exemplo da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

“Geralmente são pessoas da comunidade que já empreendem, mas não compreendem de fato como funcionam os negócios, como gerir seus custos, lucros e faturamento, e a gente viu essa grande dificuldade na população” ressaltou.

Criação de marca e plano de ação

Durante os cinco dias de capacitação, os jovens terão ainda a oportunidade de criar uma marca, finalizando com um plano de ação como é feito numa Faculdade de administração.

Consultoria

Ainda de acordo com o colaborador, após a realização do curso os jovens terão todo apoio e suporte para tirar dúvidas e sanar possíveis dificuldades. “Ao encerrar o curso, daremos uma consultoria de três meses, e ainda um encontro mensal por meio de ferramentas online, para sabermos de suas dificuldades, e quais os ganhos e êxitos que ele gostaria de obter”, concluiu.

fonte: Surgiu
edição e postagem: Lorena Karlla
foto: Júnior Suzuki

Outros Cases de Sucesso

Agência Besouro
whatsapp
whatsapp
maps
facebook
instagram
Inovando Sites Criação de Sites Porto Alegre