notícia

Essa tal de By Necessity é o que mesmo?

Essa tal de By Necessity é o que mesmo?

Essa é uma conversa de besouro para besouro. Ou seja, de uma agência originada da necessidade de capacitar os empreendedores emergentes das favelas ou comunidades periféricas – como os seus ouvidos preferirem – com os futuros donos de negócios, oriundos da vontade de inovar no mercado, que aqui nos leem. Besouro para Besouro.

Nos últimos 10 anos, a partir de pesquisas e acompanhamento de negócios nas favelas da Rocinha (RJ) e da Villa31 (AR), nasceu um método, uma forma, de orientar a abertura destes levando em conta a análise dos principais entraves, linguagem, forma de ensino, assimilação do conteúdo e o que de melhor as pessoas tem: o empírico.

Nessa jornada – não com espanto – descobriu-se que os programas atuais ensinavam fluxo de caixa em planilhas àqueles que sequer possuíam contato com a informática básica. E por aí, vai. Que custos de produção não são fixos, e sim atrelados as unidades do produto ou serviço. Pode ser novidade para alguns, conhecimento já absorvido por outros, mas – sem dúvidas – decisivo pra manutenção de qualquer negócio.

Precisava-se criar um plano de estudos voltado a este público, um que soubesse utilizar a riqueza de conhecimento e sensibilidade – características peculiares a todos -, sem desestimular perante as barreiras que enfrentaria a seguir, os tropeços burocráticos e de – por enquanto – inabilidade com a gestão.

Nasceu, então, a By Necessity. De lá para cá, esta metodologia virou livro (Riqueza das Favelas), relatando o seu nascimento e algumas histórias de negócios estabelecidos por ele. Mais um cá pra cá, ela foi absorvida por favelas de todo o Brasil, metade da Argentina, algumas da Colômbia. Também tornou-se obra referência a administradores lançada na Feira do Livro de Porto Alegre.

Essa tão famosa aqui falada, By Necessity, alcança média de sucesso de mais de 50% dos seus seguidores. Estamos falando da manutenção, não somente da abertura do negócio.

Repetindo, significa que metade dos empreendimentos oriundos dos alunos da By Necessity estão de portinhas abertas gerando renda. Isso é muito, ainda mais num país em que 70% dos novos negócios não chegam ao segundo ano de existência.

Nossa, e como dá tão certo assim? A mágica está naquilo que foi falado anteriormente, como diferencial: o empírico, a vivência das pessoas. Após as aulas, há um período de incubação de 90 dias, onde através de call center (ativo e passivo, ou seja, além de estar paradinho esperando uma dúvida, os consultores vão atrás fuçando até encontrar onde ajudar) e monitoramento por software de gestão são superadas as dificuldades. Quem está detrás da linha telefônica ou dos teclados? Besouros também. Empreendedores dos diversos segmentos que já enfrentaram tantas quantas dificuldades suas costas puderam dar conta. Falamos de um envolvimento de 786 horas da Agência com cada negócio.

É assim que nós trabalhamos. Acordamos, tomamos café e batalhamos para manter negócios em pé. Esperamos muito que um deles seja o seu. Bem-vindo a Agência Besouro.

Outros Cases de Sucesso

Agência Besouro
whatsapp
whatsapp
maps
facebook
instagram
Inovando Sites Criação de Sites Porto Alegre