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Empreendedorismo nas comunidades da periferia

Empreendedorismo nas comunidades da periferia

Uma fórmula para manter um pequeno negócio, motivado pela necessidade, em comunidades de baixa renda marcadas pelo desemprego e pela violência. É o que propõe a Besouro Agência de Fomento Social, criada em Porto Alegre, que desenvolveu uma metodologia própria e promove cursos de capacitação gratuitos em favelas, vilas e periferias do Brasil.

  O programa também está acontecendo em Eunápolis de 18 a 22 de junho, das 8h às 13h e das 14h às 19h, Colégio Estadual Clériston Andrade – Av. Paulino Mendes Lima, 503- Centro, Eunápolis – BA

A metodologia não surgiu por acaso.  Seu idealizador, o jovem empreendedor Vinicius Mendes Lima, cresceu na periferia de Porto Alegre, lutou contra muitas dificuldades, conseguiu completar seus estudos e fez mestrado na Argentina. Após pesquisa em comunidades carentes em Buenos Aires e no Rio de Janeiro, criou o método By Necessity, que consiste em estudos a fim de ajudar jovens de baixa renda a desenvolver um plano de negócios. A metodologia também prevê um período de três meses de incubação, onde os alunos continuam sendo assistidos. “Entre morros e vielas, em um ambiente hostil, onde não há sequer saneamento básico, existem pessoas que conseguem se reinventar, empreender e sustentar sua família”, garante Vinícius.

A Besouro

A Besouro é uma agência de fomento social originada da necessidade de capacitar os empreendedores emergentes das favelas e comunidades periféricas. Trata-se de uma organização privada de interesse público, pautada pelos valores sociais de inclusão e bem-estar. O capital entregue é o intelectual. A Besouro aposta nas parcerias público-privadas como caminho para o atendimento das exigências sociais.
No vácuo entre as ações e investimentos sociais promovidos pelas empresas do terceiro setor e projetos de responsabilidade social desenvolvidos pelas do segundo, é que surge a Besouro. Ela busca os direitos sociais básicos, como a educação, a saúde, o desenvolvimento protagonista pessoal e do entorno, o interesse e o empoderamento cidadão,  apostando na formação como o caminho para gerar oportunidades.
Aprendendo a montar o próprio negócio

Os cursos desenvolvidos com base no método envolvem 30 horas de aulas presenciais, divididas em 10 módulos temáticos e cinco encontros e, ao final, o aluno sai com um plano de negócios e estruturação que lhe permitem iniciar o empreendimento no dia seguinte.  Quem financia os cursos são instituições da iniciativa privada ou pública. Como, por exemplo, o Conselho Regional de Administração do RS, a Secretaria Nacional de Juventude, a Universidade Federal de Buenos Aires.

Depois, ocorrem o acompanhamento presencial e a orientação técnica via plataforma online e call center – ao longo de 90 dias, uma equipe entra em contato com os novos empreendedores para sanar dúvidas e saber como está andando o pequeno negócio. “Ela (a metodologia) é acessível e leva em conta as limitações que frequentemente são impostas àqueles que empreendem por necessidade, como a falta de tempo, ausência de investimento inicial e de conhecimentos teóricos sobre marketing e administração, assim como a necessidade de retorno financeiro imediato”, explica Vinícius.

O sucesso e a eficiência de sua metodologia chamaram atenção de fundações e até do poder público. Programas sociais do governo federal e de prefeituras, voltados a jovens empreendedores de baixa renda, usam a By Necessity em cursos de capacitação promovidos em mais de 80 cidades em todo o País, com maior índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ)

Na vida das pessoas

O método By Necessity está sendo aplicado hoje em 80 cidades brasileiras com maior Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ) em parceria com o governo federal.
A eficiência pode ser comprovada no impacto produzido nas vidas das pessoas em comunidades carentes, já que é um fomento social aplicado pela Besouro em favelas e vilas.
O método não se restringe apenas à capacitação proporcionada durante os encontros, mas fomenta o participante na sequência, durante 90 dias, auxiliando-o para que não desista e tirando dúvidas. O acompanhamento abrange todas as áreas do negócio: comunicação, finanças, vendas e fluxo de caixa.
Marca e plano de ação

Os novos empreendedores saem dos encontros com a marca do negócio pronta, planejamento financeiro, plano de divulgação, análise de vendas e metas, além do marketing – todos os componentes de um plano de ação e de um canvas (ferramenta de gestão em formato de quadro dividido em blocos que permite visualizar todos os elementos fundamentais de um negócio em uma página).
O perfil dos participantes depende do tipo de parceria envolvida nos cursos, que são oferecidos como parte de diferentes projetos desenvolvidos pelos parceiros, mas usando a mesma metodologia exclusiva para comunidades carentes registrada pela Besouro. Nos projetos que têm como parceiro o governo federal, o público prioritário são jovens negros de até 29 anos residentes em comunidades carentes.
Os cursos têm turmas em diversas cidades do Brasil.
A BESOURO EM NÚMEROS 

2.280  alunos em capacitação
1.076  pequenos empreendedores já capacitados
765  projetos criados em aula
625  negócios incubados
100%  dos negócios incubados na metodologia By Necessity, exclusiva da Besouro, estão gerando renda
70%  é o aumento de renda média
7  dias é o prazo para que o aluno projete o negócio com geração de renda
100%  de aumento de renda após 30 dias
500  negócios assistidos
R$ 1 milhão  de renda gerada
Fonte: Besouro Agência de Fomento Social 
Empreendedorismo nas favelas está entre os melhores do G20. Metodologia do gaúcho Vinicius Lima, aplicada no Programa Inova Jovem, é escolhida entre as três mais relevantes na Reunião de Cúpula dos 20 países

    A metodologia para fomentar o empreendedorismo e a geração de renda nas favelas e comunidades de periferia, idealizada pelo gaúcho Vinicius Mendes Lima, foi escolhida como umas das três mais importantes e relevantes entre os países que fizeram parte da Reunião da Cúpula de Ministros de Juventude do G20, na Europa. Vinicius, da Besouro Agência de Fomento Social, com sede em Porto Alegre, mostrou resultados da metodologia que está sendo aplicada no Programa Inova Jovem, do governo federal, em mais de 80 cidades brasileiras.

     O encontro do G20 foi realizado nos dias 23 e 24 de maio, em Madri, na Espanha, e dias 25 e 26 de maio, em Lisboa, Portugal. Lima foi convidado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). A metodologia também é desenvolvida em vários outros projetos de prefeituras, empresas, ONGs e instituições. Segundo ele, o destaque da iniciativa empreendedora já chamou a atenção de países como África do Sul, Argentina, Espanha, México, Estados Unidos e Portugal, com quem já teve contato para negociações.  “Entre morros e vielas, em um ambiente onde não há nem sequer saneamento básico, existem pessoas que conseguem se reinventar, empreender e sustentar a família”, garante.

     O objetivo da Reunião da Cúpula foi o de promover o intercâmbio de boas práticas em políticas públicas de juventude, no âmbito dos países do G20. Também definiu mecanismos de coordenação e itinerários de cooperação voltados para o desenvolvimento de jovens, levando em conta o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030.

Fonte: Diga Bahia

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