Na Mídia

Do churrasquinho à manicure: curso de empreendedorismo vai à periferia ensinar como ganhar dinheiro

Do churrasquinho à manicure: curso de empreendedorismo vai à periferia ensinar como ganhar dinheiro

Nem só de start ups e projetos inovadores se faz o empreendedorismo. A oferta de serviços comuns em uma comunidade carente, como o corte de grama e a venda de bolos, também pode ser lapidada. Servindo de empurrão para boas ideias, um Curso Prático de Empreendedorismo será realizado entre os dias 11 e 14, no Centro de Relações Institucionais e Participativas (CRIP) da Região das Ilhas, em Porto Alegre.

O objetivo dos organizadores é transformar a realidade de jovens que vivem em comunidades carentes: mostrar como montar um planejamento financeiro, definir o preço do produto e encontrar possíveis fornecedores. Conforme Filipe Tisbierek, responsável pela Coordenadoria Municipal da Juventude (da prefeitura), as oportunidades já existem, mas é preciso capacitar.

— Por necessidade, muitos deles já são empreendedores. Vendem pastel, churrasquinho, cortam cabelo, fazem manicure. Mas eles não têm uma noção de negócio nem do potencial da comunidade — afirma.

Com apenas 30 vagas, para poder trabalhar separadamente cada ideia, o curso é gratuito e ocorre das 14h às 19h. Depois das aulas, os alunos ainda contam com uma consultoria, por telefone, de 90 dias, para verificar como anda o projeto e no que pode melhorar. Cada aluno receberá também uma logomarca para seu projeto.

— A gente quer trabalhar o sonho desse jovem, e ajudar a reduzir a condição de vulnerabilidade dessas pessoas — explica Filipe.

Em parceria com Besouro Agência de Fomento Social, os encontros ocorrem CRIP (Rua Capitão Coelho, sem número, Praça Salomão Pires de Abraão – bairro Arquipélago). Anteriormente, os bairros Bom Jesus, Mario Quintana e Sarandi já haviam recebido o projeto.

As inscrições, para pessoas de 18 a 29 anos, podem ser feitas até a quarta-feira (6), neste link. Para informações sobre as próximas edições do curso, entre em contato pelo e-mail juventude@portoalegre.rs.gov.br.

Colunista: Paulo Germano
Fonte: Clic RBS

Outros Cases de Sucesso

Agência Besouro
whatsapp
whatsapp
maps
facebook
instagram
Inovando Sites Criação de Sites Porto Alegre