Histórias de Lacrimejar

Diversidade de olho no mercado

Diversidade de olho no mercado

O mundo evolui e, consequentemente, o mercado também. Por isso, quem quer continuar na ativa precisa sempre se atualizar. A Iracema Santos Silva, 29 anos, de Teresina no Piauí, é exemplo de empreendedora que acompanha as novidades. Ela é a cara – e a coragem – detrás do Iracema de Sá Ateliê.

Com a capacitação da Agência Besouro, por meio do Inova Jovem, ela conseguiu dar uma organizada no negócio. “Eu resolvi participar porque estava querendo aprender mais, me aprimorar no meu ramo que é de vendas. Acreditando que, com esse curso, iria me abrir muitas portas”, conta.

Pelo jeito, valeu a pena! “Aprendi como manusear o dinheiro e como devo investir o que eu ganhar de lucro. Como o professor disse: ‘Não trocar seis por meia dúzia, nem seis por quatro, que é o mais importante’. Além das técnicas de venda, como abordar o cliente e vender o produto pra ele”, acrescenta.

O destaque da aluna vai para o professor. “Paciente, educado, super atencioso. Uma ótima pessoa. Amei! Se fosse pelos alunos, ele teria ficado mais uma semana. A gente até pediu, mas ele disse que não podia. Ele é tri legal”, destaca, aos risos.

Iracema trabalha com artesanato há cerca de sete anos. Começou fazendo chinelos enfeitados, laços e tiaras com materiais recicláveis. Ela conta que optou por empreender por causa da falta de emprego e também para conquistar a independência financeira, não depender de ninguém para se manter.

Hoje, além de ser artesã, ela oferece o serviço de estamparia no ateliê, que funciona na própria casa. “Sabe como é… Como mãe de três filhos, tenho que rebolar de todos os jeitos”, revela. Produz camisetas personalizadas, canecas estampadas, lembrancinhas, chaveiros, kits para presentes…

Segundo Iracema, o número de encomendas está muito alto, o que ela comemora, mas faltam equipamentos. Por isso, ela precisa terceirizar alguns serviços, o que acaba gerando custos excessivos.

A empreendedora conta com duas máquinas de estampar: uma para camisetas e uma para canecas de porcelana. Precisa, agora, de uma para estampar copos long drink, que estão na moda e ela quer aproveitar o embalo do mercado.

“Toda festa, comemoração, tem copo long drink personalizado com foto, mensagem… É uma tendência muito alta e o mercado está só crescendo nessa área. Estou querendo me encaixar também. Mas preciso da prensa térmica e de uma impressora especial para isso”, explica.

A divulgação é feita pelas redes sociais, como Facebook e WhatsApp. Ela utiliza métodos tradicionais também: cartões de visita e o boca a boca. “Por onde ando, eu falo e divulgo o meu trabalho”, salienta.

Iracema já sabe o que deseja para o negócio daqui para frente. “Quero que meu trabalho seja reconhecido, que ele cresça bastante e que eu possa viver somente dele. Poder ajudar também, dando vagas de emprego. É isso que eu sonho para o meu futuro: ter a minha empresa e poder estar empreendendo outras pessoas”, completa. Voa, besoura!

Redação: Priscilla Panizzon/Agência Besouro

https://www.facebook.com/profile.php?id=100008334123597

Outros Cases de Sucesso

Agência Besouro
whatsapp
whatsapp
maps
facebook
instagram
Inovando Sites Criação de Sites Porto Alegre