Histórias de Lacrimejar

Cultura pelas ondas do rádio

Cultura pelas ondas do rádio


Nada se perde, tudo se transforma. Foi assim com o rádio, que agora também está na internet. Nesse embalo, os ouvintes podem se preparar que vem aí a Web Rádio Eclética. No microfone, Fátima Cardoso Tavares Guimarães, 58 anos, moradora do bairro Padre Miguel, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). “Mas meu nome artístico é Fátima Tê Tavares”, deixa claro.

Ela conheceu o Empreendedor Cultural depois de receber de uma amiga, pelo WhatsApp, o aviso do curso. Animadora cultural há 25 anos pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), depois de transitar pela música e literatura, decidiu abraçar a carreira de locutora e apresentadora de TV como comunicadora profissional. “Surgiu a oportunidade do curso e fui pelo sonho de ter minha própria rádio web”, declara.

Participar da capacitação foi determinante para dar o pontapé inicial. “Conheci uma galera linda! Na troca de experiências, fui convidada pelo grupo Favelart a conhecer uma web rádio na comunidade Vila Vintém. Aí, foi um pulo pra eu conseguir uma oportunidade de ter um programa na Web Rádio Otra Vibe. O curso abriu portas pra o meu empreendimento”, destaca.

Assim, Fátima passou a produzir e apresentar o programa Cardápio Cultural, todo sábado, às 9h. “Faço entrevistas com artistas de todas as tribos, dou dicas de eventos, cinema, livros, teatro, shows... Toco boas músicas brasileiras de todos os gêneros. É uma variedade de expressões. Estou muito feliz, muito feliz mesmo”, conta.

A primeira entrevista que a besoura fez, no programa de estreia, foi com... Outra besoura! A convidada foi a Elisa Franco, fotógrafa. Os besouros da Favelart também já têm presença confirmada no Cardápio Cultural. Pelo jeito, aprenderam direitinho a colocar em prática o networking, hein? Mas Fátima tem um motivo a mais para fazer isso.

“Eu procuro priorizar os artistas locais, principalmente aqueles que estão iniciando. Eu, como cantora e escritora, a vida inteira senti na pele essa dificuldade de conseguir divulgação nas mídias tradicionais. Por isso, eu sempre disse que, se um dia eu tivesse o meu programa, eu faria questão de abrir portas para aqueles artistas que não têm espaço para divulgar seus trabalhos. Meu foco principal é esse”, conta.

Enquanto ainda não tem capital para montar a sua própria Web Rádio Eclética, Fátima aproveita para pegar experiência. “Como o nome diz, vai ser eclética: quero ter jornalismo, esporte, humor... É um trabalho de formiguinha. Estou fazendo meu nome”, acrescenta.

A capacitação pelo método By Necessity a empreendedora já tem, agora ela está em busca de captar recursos para comprar os equipamentos necessários para colocar a rádio no ar. Até lá, ela vai planejando tudo o que aprendeu na etapa 6, sobre produto, preço, praça e divulgação. “É a espinha dorsal do negócio”, resume.

Para conhecer o trabalho de Fátima, basta acessar a fanpage Locução é estilo ou o seu perfil no Instagram. Nós já estamos de antenas ligadas só esperando para te ouvir!

Redação: Priscilla Panizzon/Agência Besouro

http://www.radiootravibe.com.br/

https://www.facebook.com/fatimatetavares/?ref=br_rs

https://www.instagram.com/fatima.tetavares/

Outros Cases de Sucesso

Agência Besouro
whatsapp
whatsapp
maps
facebook
instagram
Inovando Sites Criação de Sites Porto Alegre