A BESOURO

Somos a Agência Besouro de Fomento Social, uma organização da sociedade civil de direito privado, de assistência social, educacional, cultural e inovação, reconhecida como a maior instituição de fomento ao empreendedorismo na Base da Pirâmide socioeconômica (Bottom of the Pyramid, ou simplesmente BoP, em inglês) no mundo.

Integramos o Grupo Besouro, constituído também por um Instituto homônimo, e estamos comprometidos em contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nossa atuação iniciou por meio de pesquisas de campo e levantamentos histórico-culturais e geográficos nas favelas da Rocinha (BR) e Villa31 (AR). Disso surgiu um método de ensino intitulado By Necessity, responsável por possibilitar que um negócio seja tirado do papel com baixo ou zero custo. Ele se utiliza do empírico, do saber de cada um, para aplicar os ensinamentos de gestão e administração de negócios.

Para além da promoção da Educação Empreendedora, também atuamos na Educação para o Futuro do Trabalho, sempre com o propósito de conduzir os integrantes da BoP ao desenvolvimento de suas potencialidades e de viabilizar a eles melhores condições de vida e perspectivas.

ATUAÇÃO

Nosso trabalho é desenvolvido a partir de quatro eixos de atuação: Educação Empreendedora, Educação para o Futuro do Trabalho, Pesquisa e Análise de Dados e Besouro Publicações. Confira!

Educação empreendedora

Acreditamos em uma educação que liberte e emancipe as pessoas. E entendemos, nesse sentido, que o empreendedorismo vai além de ter um negócio e realizar vendas. Ele instiga a criação de estratégias, planejamento e solução de problemas.

Educação para o Futuro do Trabalho

Qualificação e mudança de perspectivas! Com o auxílio das tecnologias digitais contemporâneas, incentivamos pessoas a serem protagonistas dos seus presentes e futuros educacional e profissional.

Pesquisa e Análise de Dados

Levantamentos, mapeamentos e trabalho de campo: buscamos contribuir com novas descobertas, gerando conhecimento e progresso.

Besouro Publicações

Conheça a história e a origem do nosso trabalho. Tenha acesso a relatos inspiradores de quem já cruzou nosso caminho.

NOTÍCIAS

Construindo o futuro: o papel transformador do empreendedorismo feminino

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, conheça a história inspiradora de três alunas da Agência Besouro

LEIA MAIS