notícia

Canvas das Favelas: torna-se livro o método responsável por 2000 novos negócios

Canvas das Favelas: torna-se livro o método responsável por 2000 novos negócios


Não estruturada para ser – mas em ritmo acelerado ao encontro de, a história do método responsável pela abertura, em um semestre, de mais de 2 mil negócios, a baixo ou zero investimento inicial, tornou-se trilogia.

O administrador e mestre em Marketing Vinicius Mendes Lima, destaque nas imprensas estaduais à frente de salas de aulas em 137 municípios, iniciou suas pesquisas e narrativas em 2015, com a obra A Riqueza das Favelas, que percorreu as duas maiores comunidades em vulnerabilidade social do Brasil e Argentina para compreender como os empreendimentos de lá se estruturavam, superavam as dificuldades do entorno e não somente sobreviviam, mas geravam riqueza.

A fórmula, um modelo de plano de negócios, a versão verde e amarela do Canvas, principal ferramenta da Administração, deu tão certo que precisou ser replicada, nascendo uma Agência de Fomento Social para capacitar os moradores de vielas e uma segunda obra, By Necessity (por necessidade), lançada em 2016.

Desse momento ao dia de hoje, sua agência, a Besouro, já abriu filiais no Norte e em São Paulo para conseguir atender a demanda originada e o processo de internacionalização – que tem “voado”, expressão comumente usada pelos “besouros”, como sinônimo de alavancar um negócio. O personagem Besouro da Silva, representação de todos os brasileiros empreendedores, adquiriu fama; criatura superando criador.

Os relatos apresentados no livro servem academicamente como estudo e validação de método, instrucional para a formatação de uma matriz de negócios e também inspiração enquanto histórias de superação, afinal, falamos de manauaras que em 48 horas adentraram ao comercio eletrônico, cozinheiras de prato feito que abriram panquecarias gourmet, paraibanos vendedores de pipoca que abriram franquias e por aí vai.

A terceira obra, fecho de 4 anos de pesquisa, 3 de aplicação e 8 meses de reconhecimento nacional, foi concebida com olhar generoso e fiel. Seus maiores relatos são vindos do olhar e boca dos que, segundo Vinicius, são os verdadeiros protagonistas: seus, ontem, alunos e hoje, empresários.

Canvas das Favelas: método responsável pela abertura de 2000 negócios será lançado na Feira do Livro de Porto Alegre e posteriormente em demais eventos similares nas principais capitais do país e, certamente, arrebanhará Forrest Gumps atrás de sonho e realização pessoal e financeira.

Serviço

A obra parte da contextualização do surgimento do método, o próprio autor aplicando-o em sua vida; e apresenta o personagem Besouro da Silva, a essência empreendedora brasileira sobrevivente e invisível.

Na sequência, os detalhes da aplicação do programa governamental Inova Jovem, reconhecido pela ONU e responsável pela mudança de perspectiva a mais de 2 mil jovens negros e negras através do empreendedorismo. Cada etapa do chamado Canvas das Favelas é relatada pelas vozes dos que passaram por ela. Catálogo de fotos, identidade visual dos negócios oriundos e quase 100 histórias detalhadas de como ir do zero à fonte de renda fixa.

Números e as caras dos números são aguardados pelos leitores, além do primeiro esboço da pesquisa de impacto social deste projeto.


Sobre o autor

Com sua Agência de Fomento Social, a Besouro, já alcança a marca de geração de renda de mais de R$ 4 milhões em pequenos negócios. É consultor da Organização das Nações Unidas (ONU) na criação e revalidação do Plano Nacional de Juventude; do comitê para elaboração do Plano Nacional de Startups; e da MGN Consultoria, nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Copa do Mundo Fifa 2014 e Fundação Itaú-Unibanco.

Foi o único gaúcho convidado a palestrar no TEDx Rio de Janeiro/2017. Em terras estrangeiras, leciona nas universidades: Federal de Buenos Aires (UBA), Autônoma de Entre Rios, Nacional de Luján e na de Ciências Empresariais e Sociais. No Brasil, é docente na Faculdade de Administração Mario Quintana (Famaqui) e na Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos), ambas em Porto Alegre/RS.

A By Necessity, sua modelagem de negócios, possui registro no Ministério de Cultura, na Biblioteca Nacional e no escritório de direitos autorais - EDA/DLLLB/BSB Nº 174/17.


Locais de lançamento
6/11 - 15h30
Praça de Autógrafos
64ª Feira do Livro de Porto Alegre/Rio Grande do Sul

12/11 – Semana Global de Empreendedorismo, Teresina/Piauí
13/11 – São Luís/Maranhão
29/11 – Rio de Janeiro/RJ
1/12 Buenos Aires/Argentina
14/12 Lisboa/Portugal

Foto: Félix Zucco / Agência RBS

Outros Cases de Sucesso

Agência Besouro
whatsapp
whatsapp
maps
facebook
instagram
Inovando Sites Criação de Sites Porto Alegre