notícia

Bruna do Brechó: das ruas para os negócios

Bruna do Brechó: das ruas para os negócios

Uma jovem resolve abrir o próprio negócio, junto a amiga. Nada diferente do que vemos diariamente, nessa geração empreendedora que emerge – de uma classe assim também denominada.

A diferença aqui é que falamos da Bruna – de sobrenome tão brasileiro e periférico quanto a sua história: Silva.

Até os 6 anos morou com a mãe entre ruas e abrigos de Porto Alegre. Estabilizaram-se no bairro Mario Quintana. Hoje a mãe, ex-doméstica, está aposentada. Quem sustenta a casa? A Bruna, oras, empresária, dona do Brechó La Vie em Rose.

O diferencial dela? Garra, determinação, superação da adolescência conturbada e um certo besouro.

A Agência de Fomento Social Besouro, chamada assim numa brincadeira semântica com os milhares de empreendedores de comunidades carentes que sobrevivem a todas as intempéries, hoje executa capacitações em todo o Brasil para a abertura de negócios partindo da ideia, a baixo ou zero custo, até o plano de negócios apto a execução no dia seguinte. Um canvas das favelas, podemos chamar. Essa metodologia, intitulada como By Necessity, possui índices de abertura de negócios e renda superiores aos demais sistemas e programas vigentes justamente por ter sido concebida e testada nesses locais.

Porto Alegre é uma das 80 cidades brasileiras que recebeu a By Necessity, selecionada em um Programa Nacional que atinge as localidades com mais altos índices de vulnerabilidade juvenil – IVJ.

Bruna iniciou as aulas na segunda semana de abril, em 5 dias saiu com a nova marca do negócio – feita por designers do projeto -, um planejamento financeiro, de vendas e marketing e noções gerencias e administrativas que ela jamais imaginava que existiam – e que eram fundamentais.

“Meu sonho estava parado. Já na aula de pesquisas, descobri que meu público-alvo era outro, simplesmente por instrução de ir pra uma lista de transmissão falar com possíveis clientes por WhatsApp. Até a numeração das peças que comprava eu alterei. Resultado, vendi mais”, exemplificou.

Com uma nova estratégia para redes sociais, até um e-commerce nasceu. “Fui aos Correios para ver a lista de valores, pra agora fazer do jeito certo, cotar, incluir a taxa, ver tempo de envio. Já atendemos a Santa Catarina! Antes, eu não compreendia porque não tinha a margem de lucro mínima, até que me dei conta que não cobrava preço de entrega nos produtos de Porto Alegre, eu tirava do meu lucro sem saber”, comemora e reflete.

“Muitas vezes não é o negócio que não tem mercado, mas detalhes como esse que alteram todo o fluxo de caixa, e o empreendedor nem sabe como, mas fecha as portas ou se desestimula. Outras – várias – dúvidas como essa vão surgir no processo, mas temos 90 dias pra juntos construir as soluções para cada uma e ajustar para que o negócio torne-se mais rentável”, explica o mestre em Marketing, administrador Vinicius Mendes Lima, autor da metodologia, referindo-se ao processo de incubação, um acompanhamento técnico via 0800 que todos os alunos passam.

No entorno de Bruna, jovens empreendedoras, que sustentam a casa com o próprio negócio, causam espanto. “Culturalmente, o sonho por aqui é ter uma carteira assinada. Eu quero gerar renda pra mim, meu bairro, empregar. Estou feliz, alcançando as metas do negócio. Tenho sonhos, com os pés no chão e trabalhando pra realizá-los”, finaliza a jovem, ex-moradora de rua.

Agência Besouro
whatsapp
whatsapp
maps
facebook
instagram
Inovando Sites Criação de Sites Porto Alegre