Histórias de Lacrimejar

Bijus quase de ouro: a simpatia do Moises conquista todo mundo

Bijus quase de ouro: a simpatia do Moises conquista todo mundo

A história do cara que hoje tá no topo de Manaus
Tá a fim de comprar umas bijus hoje? O Moises Simões vai te vender. É sério. O artesanato dele vem do capim dourado. E vender é algo que o Sr. Simpatia sabe fazer muito bem. Mas foi sempre tão fácil assim?

Na verdade, o Moises teve que contar com a força pra lá de especial do Projeto Inova Jovem pra tudo começar a sair do jeito que sonhava. Não dá pra deixar quatro pessoas que precisam de você sem apoio, né? E foi por isso que o Sr. Alegria procurou o projeto.

Ele estava desempregado na época e as vendas das bijus não estava indo nada como o planejado. A Capim Dourado SM estava passando por uma crise financeira bem feia.

Nada de dobrar a meta. A meta estava bem difícil de ser batida, na verdade. O Sr. Simpatia nem queria mais trabalhar com isso de tão desanimado que estava. Então, viu no projeto uma chance de sobreviver no mercado.

“Quando entrei naquela sala, entrei focado, com o objetivo de crescer, melhorar minha visão, meus produtos e minhas vendas”, Moises conta. A marca nasceu no início de dezembro, mas somente em janeiro é que percebeu que tinha de mudar estratégias para ver o dinheiro entrando de vez.

E pronto, acabou? Foi só mudar? E aprender, claro! Ser microempreendedor é fazer tudo junto: venda, marketing, administração das finanças, compra de matéria-prima etc. E é, sim, uma “missão difícil”, nas palavras de Moises.

Quem dá conta, ainda mais sozinho, né? No início é fácil acabar se atrapalhando com coisas que prejudicam o trabalho.

Mas nada de ficar parado! O Sr. Simpatia correu pra ajuda e se deu bem!

Agora, ele sabe trabalhar com as ferramentas, tem uma organização e visão melhores. E saber o que tá entrando e saindo da conta também? O Moises sabe como se programar muito bem, sim. Sabe quando e onde investir, assim como tirar o lucro das vendas.

Mas o aprendizado do Cara das Bijus não para por aí! Tem tanta coisa assim? Opa, muita! Pra quem estava começando, quase tudo é novidade, né? Dali um pouco, o Moises percebeu que a visão dele sobre os negócios estava meio errada.

Trabalhar num lugar com zero público não é o ideal, né? Então, ele teve que se adaptar ao mercado atual. Aí, entrou de cabeça no meio digital. Começou a investir no Facebook, Instagram, grupo no WhatsApp e em um site.

Mas será que o mercado lá em Manaus é fácil? Que nada, mas agora o Sr. Alegria pode tirar isso de letra, né? Produtos diferenciados com certeza ele tem! E isso ajuda total a combater a competição de igual pra igual.

E cadê o público, quem é? Ele foi se afastando dos parentes (como acontecia no começo) e as vendas para desconhecidos cresceu. O capim dourado já viajou pra cá, no Rio Grande do Sul, e pra São Paulo.

E tem também venda internacional! Achou que o Cara das Bijus não ia conseguir? Pois a Espanha vai receber cinco brincos bem diferentões, olha que maravilha!

A bem da verdade é que quem compra o artesanato do Moises vem de classes sociais bem opostas. Mas ele não tem medo de vender, não!

Fechar negócio com o pessoal de maior poder de compra não tem muito mistério. Só tem que ter uma forma que o faz sentir bem. E pro pessoal que não tem muito pra gastar a dica é sempre adaptar o preço. Aí, fechou também!

Mas e os outros sonhos? A marca deu certo mesmo? Muito! E cadê o resto? Tá nascendo, com certeza! O sonho começa com uma loja física, que está em construção. É brabo vender sem lugar fixo, né? Tem que fincar os pés e ganhar mais espaço. É o que o Cara das Bijus tá conseguindo aos pouquinhos.

Capim Dourado
O próximo passo é tornar a Capim Dourado uma marca reconhecida

E o futuro pode ser que esteja logo aí. Os próximos passos do Sr. Simpatia é se tornar uma marca reconhecida, sair da categoria microempreendedor para um empresário (quem nunca?!) e criar uma franquia de lojas.

E a gente só fica torcendo pra que de brinde em brinde (estratégia de fidelização aprovadíssima!), ele consiga voar bem alto cada dia mais, com mais motivação e criatividade.

*Agência Besouro / Redatora: Marina Spim

Outros Cases de Sucesso

Agência Besouro
whatsapp
whatsapp
maps
facebook
instagram
Inovando Sites Criação de Sites Porto Alegre