Rua Barão do Triunfo, 419 | CEP 90130-101 - Menino Deus | Porto Alegre | RS

0800.799.99.39

+55 51 3237.4096 | +55 11 3957.0488

Filial: Rua General Jardim 633|Conj. 34A - CEP 01223-904 - São Paulo|SP
Filial Nordeste: Av. Colares Moreira, 3|quadra|32 Lote 3A|Sala 225 - Jdm Renascença - São Luis|Maranhão CEP 65075-441
Filial América Latina: Av. Chiclana 3999, C1262. Cidade Autônoma de Buenos Aires - Argentina

COPYRIGHT AGÊNCIA BESOURO

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

A Besouro

No vácuo entre as ações e investimentos sociais que as empresas de terceiro setor promovem e os projetos de responsabilidade social que as de segundo desenvolvem, é que surge a Besouro, uma Agência de Fomento Social, em que o capital entregue é o intelectual. Pautada pelos princípios de cidadania de inclusão e bem estar, a Besouro vê nas parcerias público-privadas um caminho para o atendimento das exigências sociais. 

O objeto social da Besouro é o desenvolvimento de programas e capacitações que zelem pelo atendimento ao fundamental da existência humana. Busca-se os direitos sociais básicos, como a educação, saúde, o desenvolvimento do protagonismo pessoal e do seu entorno, o interesse e empoderamento cidadão, bem como a formação cidadã capaz de gerar oportunidades.

Nossos Pilares

Missão

Conduzir os integrantes da BoP (base da pirâmide) ao desenvolvimento de suas potencialidades, renda e sonhos.

Visão

Ser referência, até 2030, em cada continente, na criação de ecossistemas de geração de renda e protagonismo  para a BoP (base da pirâmide). 

Valores

Priorizar práticas inovadoras, respeitar as pluralidades sociais, valorizar o empírico de cada ser humano, proporcionar a independência e a sustentabilidade dos ecossistemas gerados a partir da Besouro.

Por que, besouro?

Essa é uma conversa de besouro para besouro. Ou seja, de uma agência originada da necessidade de capacitar os empreendedores emergentes das favelas ou comunidades periféricas – como os seus ouvidos preferirem – com você, que modifica cenários, que respira possibilidades onde muitos enxergam problemáticas. Besouro para Besouro. 

Aliás, besouro, porque temos a casca grossa, sobrevivemos desde os primórdios ao hoje. Um é invisível, vários são os que mantêm o número de 98% dos negócios no país  - essa é a quantidade de micro e pequenas empresas no Brasil.  

Nos últimos dez anos, a partir de pesquisas e acompanhamento de negócios nas favelas da Rocinha (RJ) e da Villa31 (AR), nasceu um método, uma forma de orientar estes, levando em conta a análise dos principais entraves, linguagem, ensino, assimilação do conteúdo e o que de melhor as pessoas têm: o empírico.

 

Nessa jornada, descobriu-se que os programas atuais ensinavam fluxo de caixa em planilhas àqueles que sequer possuíam contato com a informática básica, por exemplo. Precisava-se criar um plano de estudos voltado a este público, um que soubesse utilizar a riqueza de conhecimento e sensibilidade – características peculiares a todos -, sem desestimular perante as barreiras que enfrentaria a seguir, os tropeços burocráticos e de inabilidade com a gestão.

Nasceu, então, a By Necessity. De lá para cá, esta metodologia virou livro (Riqueza das Favelas), relatando o seu nascimento e algumas histórias de negócios estabelecidos por ela. Ela foi absorvida por favelas de todo o Brasil, metade da Argentina, algumas da Colômbia e mais: Guiné-Bissau, Portugal, Angola... Também se tornou obra referência a administradores lançada na Feira do Livro de Porto Alegre/RS. 

Essa tão famosa aqui falada, By Necessity®, alcança média de sucesso de mais de 70% dos seus seguidores. Estamos falando da manutenção, não somente da abertura do negócio. Isso significa que a grande maioria dos empreendimentos que surgiram a partir da metodologia estão de portas abertas e gerando renda. Isso é muito, ainda mais num país em que este é o mesmo percentual dos novos negócios que não chegam ao segundo ano de existência. 

Nossa, e como dá tão certo assim? Não há uma fórmula mágica, é trabalho, pesquisa e envolvimento, que, como falado anteriormente, é onde está o nosso diferencial: o empírico, a vivência das pessoas. Após as aulas, há um período de incubação de 90 dias (onde através de 0800 ativo e passivo, ou seja, além de aguardar uma dúvida, os consultores buscam todas as formas de ajudar) e monitoramento por software de gestão são superadas as dificuldades. Quem está detrás da linha telefônica ou dos teclados? Besouros também. Empreendedores de diversos segmentos que já enfrentaram tantas quantas dificuldades suas costas puderam dar conta. Falamos de um envolvimento de 786 horas da Agência com cada negócio. 

É assim que nós trabalhamos: acordamos, tomamos café e batalhamos para manter negócios em pé.

Resultados

Onde Estamos

O curso carro-chefe, em parceria com o Governo Federal, recebeu menção e destacou-se entre as três maiores ações executadas no ano, na reunião da Cúpula de Ministros de Juventude, do G20, em Madri, na Espanha e Lisboa, Portgual. Uma porta que já estava entreaberta, escancarou-se para o mundo e, hoje, há tratativas para a implantação da metodologia By Necessity em todos os países de Língua Portuguesa do mundo e em mais três nações européias, além de duas do continente africano.

Parceiros